O Que É, Para Que Serve E Como Fazer Um QR Code?

O código de barras foi o pioneiro quando se trata de identificação de produtos de forma automatizada e por muito tempo utilizamos apenas essa tecnologia.

Hoje o mercado mudou muito e temos várias opções e um dos recursos que vem sendo muito utilizado é o Quick Responde, o famoso QR Code.

Apesar de só agora está sendo muito difundido e utilizado pelas pessoas, essa tecnologia foi criada em 1994 no Japão.

O que é um QR Code?

O QR Code nada mais é do que um código de barras em formato 2D, sendo que diferente do código de barra tradicional que trabalha com os códigos apenas na horizontal, o QR Code usa códigos com informações embutidas tanto na horizontal como na vertical.

Como já dito foi originao no Japão e sua criação se deu para auxiliar no catálogo de peças de automóveis na linha de produção.

A partir de 2003 começaram a utilizar essa tecnologia em celulares pela facilidade da leitura e interpretação da imagem pelas câmeras desses aparelhos.

Exemplo de QRCODE:

Como funciona um QR Code?

A utilização do QR Code é muito simples, para ler a imagem basta você utilizar a câmera de um smartphone e um aplicativo que faça a leitura do QR Code. Ao abrir o aplicativo basta enquadrar a imagem na câmera e pronto, a imagem será convertida imediatamente em um comando que irá abrir um determinado site, imagem, arquivo etc.

Nesse período que estou escrevendo esse artigo estamos na época de quarentena e esse recurso está sendo muito utilizado nas diversas lives que estão acontecendo para arrecadar doações.

Durante o evento é colocado na tela o QR Code e você pode simplesmente fazer a leitura da imagem na tela da sua TV e ser direcionado para um site onde fará a doação, tudo muito simples e rápido.

Com qual aplicativo consigo ler um QR Code?

Como dito acima, não basta apenas a câmera do celular para que você consiga fazer a leitura do QR-Code.

É necessário um aplicativo instalado no seu smartphone, dependendo do aparelho já pode vir instalado de fábrica, mas se não tiver, não se preocupe que existem vários disponíveis grátis no mercado.

Basta você ir na Play Store se seu celular for Android ou na Apple Story se seu celular for um Iphone e pesquisar pela palavra-chave “Leitor de QR Code”.

Escolha um entre as várias opções, são programas geralmente pequenos e não vai ocupar muito espaço no seu celular. Instale e pronto, basta apontar para executá-lo e apontar para o QR-Code que você quer ler, muito simples não acha?

Como faço para criar um QR Code?

Se você também quer aproveitar essa tecnologia e criar seu próprio QR Code, vai descobrir agora que é muito mais simples que você imagina.

Apesar de parecer complexo fazer com que esse desenho “estranho” seja lido e direcione para onde você quer, você não vai precisar de conhecimento extra nenhum para poder criar seu QR Code.

Basta pesquisar por um aplicativo “Gerador de QR Code” no seu celular ou pesquisar no próprio google um site que faça isso de forma gratuita.

CLIQUE AQUI e conheça um bem simples de usar (tela baixo).

O aplicativo ou o site vai apenas pedir que você informe para onde deseja direcionar a leitura do QR Code, onde você vai colocar a URL do seu site, um texto que queira exibir, o link do seu WhatsApp (se não sabe criar um link para o WhatsApp CLIQUE AQUI), seu email etc. Depois vai clicar no botão gerar e pronto, basta copiar a imagem e usar onde quiser.

Bem simples não acha? Então não perca tempo e mostre que você é uma pessoa moderna e que sabe aproveitar as tecnologias disponíveis. Tenho certeza que irá causar uma ótima impressão para seus clientes e amigos.

Grande abraço e sucesso!

Prof. Sidney Júlio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp