Como Usar o Recurso Catálogo para Divulgar Produtos e Serviços no WhatsApp

Você já sabe como usar o recurso catálogo para divulgar produtos e serviços no WhatsApp Business? É um recurso que foi lançado no segundo semestre de 2019, mas muita gente ainda não conhece e se você é uma dessas pessoas, aproveite esse artigo para conhecer, pois pode ajudar muito na divulgação do seu negócio sem você ter que gastar com isso.

Pra você ter uma ideia, com esse recurso você pode facilmente colocar um catálogo de produtos ou serviços que ficam visíveis para quem acessa seu perfil no WhatsApp e o mais legal é que além das imagens, você pode colocar informações como o preço, descrição e até um link para acessar o produto.

Se você trabalha com vendas de produtos ou serviços e ainda não usa o catálogo do WhatsApp Business para divulgação, você está perdendo tempo e muito provavelmente dinheiro também. Aprenda agora nesse artigo como usar o Recurso Catálogo para Divulgar Produtos no WhatsApp.

Em primeiro lugar é importante saber que o catálogo só está disponível no WhatsApp para negócios (WhatsApp Business). Se você atende clientes por esse meio e ainda usa a versão pessoal do aplicativo, mude logo para o Business pois ele tem uma série de recursos disponíveis que vão facilitar sua vida e o catálogo é apenas um deles.

Com esse recurso você vai ter uma verdadeira vitrine dos seus produtos/serviços dentro do aplicativo mais queridinho dos brasileiros no momento, dando visibilidade e consequentemente aumentando muito sua chance de fechar vendas. No catálogo você cadastra produtos ou serviços com fotos, nome, o preço, uma pequena descrição, um link para mais informações e o código caso tenha.

Vamos então configurar o catálogo do nosso WhatsApp Business? Veja como é fácil seguindo o passo a passo abaixo:

Antes de começar certifique-se que sua versão do Whats App é Business, você vai reconhecer pelo ícone abaixo, um pouco diferente do tradicional.

Com o aplicativo aberto:

  1. Clique no menu (são 3 pontinhos) localizados no canto superior direito do aplicativo.
  2. Acesse o item CONFIGURAÇÕES e logo após FERRAMENTAS COMERCIAIS
  3. Agora acesse o menu CATÁLOGO

Nesse passo você já estará dentro do catálogo e basta cadastrar seus produtos e serviços seguindo os próximos passos:

  1. Clique no botão + para adicionar um novo produto/serviço
  2. Coloque o nome do item (nome do produto ou do serviço)
  3. Digite o preço do produto no campo (preço), é um item opcional, então se achar melhor não colocar fique a vontade de acordo com sua estratégia.
  4. Se quiser adicionar mais campos basta clicar no botão “mais campos” que ele mostrará o espaço para você digitar a descrição, o link e o código do item (digite os campos que achar importante).
  5. Adicione uma ou mais imagens do produto/serviço. Como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, então capriche na foto que vai ser adicionada aí pois ela vai chamar a atenção do cliente.

Depois de tudo preenchido e confirmado basta clicar em SALVAR é só esperar que o WhatsApp faça a verificação e libere seu catálogo. Caso algum dos produtos que você estiver divulgando seja reprovado, basta você ler as políticas do aplicativo com um link que será disponibilizado junto com a mensagem de reprovação, para descobrir o porquê e corrigir.

A qualquer momento você pode editar e alterar os produtos no mesmo menu selecionando e clicando no lápis de edição em um circulo verde.

Gostou? Divulga para seus amigos que também trabalham com vendas.

Grande abraço e sucesso!

Prof. Sidney Júlio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp