Como compartilhar um ou mais arquivos através do Google Drive

Quase todo mundo um dia já precisou compartilhar um ou mais arquivos pela Internet e muita gente ainda tem dificuldade em saber como fazer isso. Hoje em dia existem várias formas de compartilhar arquivos e pastas mas uma das mais simples e usadas é o Google Drive.

Nesse artigo vou te mostrar exatamente o que fazer para compartilhar seus arquivos através de e-mail ou com link de compartilhamento, vamos lá?

Como acessar o Google Drive

Primeiramente para usar o Google Drive, você precisa ter uma conta no GMAIL, se não tem ainda é muito recomendado que você tenha, pois vai poder utilizar os vários recursos gratuitos que o Google oferece e que ajudam muito no dia-a-dia.

De posse do e-mail faça o login no site do Google Drive no endereço https://drive.google.com. Caso já tenha acessado seu e-mail e ele já esteja conectado, vai abrir automaticamente na sua conta.

Fazendo upload dos arquivos

Agora que você já conectou no Google Drive, você vai copiar os arquivos que deseja compartilhar. Você poderá usar o botão NOVO e escolher Upload de Arquivo ou Upload de Pasta ou simplesmente arrastar a pasta ou os arquivos para dentro da área de trabalho do Google Drive.

Todos os arquivos irão ser gravados um a um no servidor do Google, ficando disponível na Nuvem para ser acessado por você de qualquer computador com Internet que você conecte com seu e-mail.

Após fazer o upload dos arquivos, agora é hora de criar o link de compartilhamento, para que você possa enviar para as pessoas que poderão acessar.

Você pode criar esse link para arquivos individualmente ou para uma pasta inteira, tome cuidado, pois se você compartilha uma pasta, a pessoa que recebeu o link terá acesso a todo o conteúdo dela, de acordo com a perissão que você concedeu, que iremos ver mais abaixo.

Compartilhando seus aruivos ou pastas

Para compartilhar é muito simples, dentro do Google Drive você vai clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo ou pasta que quer compartilhar e escolher a opção COMPARTILHAR ou GERAR LINK.

Ambos irão cair na mesma janela de configuração abaixo:

Note que você tem duas opções, Compartilhar com pessoas e grupos e mais embaixo, Copiar link, vamos entender para que cada um serve:

Compartilhar com pessoas e grupos

Nessa opção você pode clicar e adicionar os e-mails das pessoas que você quer compartilhar o arquivo ou pasta e escrever uma mensagem para elas que receberão o email e o link pra poderem baixar os arquivos compartilhados.

Gerar link

Nessa outra opção você pode gerar um link para enviar para as pessoas que você quer dar o acesso, mas é muito importante ficar atento pois você tem duas opções: RESTRITO ou QUALQUER PESSOA COM O LINK.

No caso de você compartilhar o link como RESTRITO a pessoa que vai receber só vai conseguir abrir se você tiver colocado o e-mail dela conforme o item acima (compartilhar com pessoas ou grupos), caso contrário quando ela clicar vai aparecer uma mensagem dizendo que o link é restrito e vai dar a possibilidade dela te mandar um e-mail solicitando o acesso que você poderá autorizar.

No caso de você escolher QUALQUER PESSOA COM O LINK, você terá que definir se essas pessoas que tenham o link vão ser apenas LEITORES (poderão ver e baixar os arquivos), EDITORES (que podem inserir arquivos e apagar, além de baixar) ou COMENTARISTA (que podem acessar e fazer comentários sobre os arquivos.

Após as configurações basta clicar em COPIAR LINK e enviar para quem você quer compartilhar através de WhatsApp, E-mail, Messenger ou outro meio qualquer.

Pode parecer confuso mas é tudo muito simples, basta seguir esses passos que não tem erro.

Espero que tenha gostado e aprendido.

Grande abraço e compartilhe com seus amigos que possam interessar.

Prof. Sidney Júlio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp